Artigo de revisão que fala sobre a progressão da miopia em crianças durante a pandemia da COVID - 19. Ele discute a importancia da redução do tempo em telas eletronicas, a necessidade de exposição em luz ambiente, assim como o uso de colirios lubrificantes.
Disponível em: Kurupp, Adrienne R. Cyril, et al. "The Impact of the COVID-19 Pandemic on Myopia Progression in Children: A Systematic Review." Cureus 14.8 (2022).
Atualmente observamos um grande aumento no número de crianças míopes, o que se relaciona ao advento de novas tecnologias ( celulares, tablets, computadores.. ), sendo potencializado com o confinamento pela pandemia da COVID- 19. O controle da progressão da miopia deve ser feito pelo médico oftalmologista o mais precocemente possível, afim de que seja instituido o tratamento mais adequado.
Também é importante salientar a necessidade de engajamento de toda a familia, não somente pelo impacto físico do uso excessivo de telas (como a miopia e alterações posturais), mas também por possíveis deficits psicologicos e comportamentais.